domingo, 31 de março de 2013

FOLHA DE LONDRINA 31_03_03


           

31/03/2013 -- 00h00

Portal das Torres, novo conceito de moradia para a zona norte

O empreendimento da Construtora Planalto terá quatro torres, com opções diferenciadas de plantas e metragens
Pessoas interessadas podem visitar o apartamento decorado no plantão de vendas
Wanda Moura/Divulgação
O empreendimento possui opções de dois ou três dormitórios, com ou sem suíte e variam entre 46m2 e 59m2
A Construtora e Incorporadora Planalto em parceria com a Imobiliária Santamérica, vendedora exclusiva da obra, está apostando em uma região em expansão de Londrina para o empreendimento Portal das Torres. Um novo padrão residencial para a zona Norte, que hoje conta com shopping center, faculdade, redes de varejo e uma ótima infraestrutura pública. 

Próximo ao Londrina Norte Shopping, o empreendimento, localizado na Rua Sidrak Silva Filho com Florindo Salvador, é o único nesse padrão em um raio de dois quilômetros. Situado em uma região que há alguns anos era vista como área rural, tem cerca de 200 mil habitantes e variadas opções de comércio e lazer. 

Segundo Chico Limoli, gestor de vendas da Imobiliária Santamérica, a região é considerada uma das áreas com maior prospecção de crescimento e potencial de investimento da cidade. ''Realizamos alguns estudos antes de iniciar esse empreendimento e pudemos ver a carência de imóveis desse padrão para a região.'' A expectativa se confirma, segundo ele, com o sucesso das vendas - em poucos meses mais de 70% das unidades da torre 1 e 30% das demais torres já foram comercializadas. 

O empreendimento possui plantas com opções de dois ou três dormitórios, com ou sem suíte e variam entre 46m2 e 59m2. Os cômodos são muito bem distribuídos para melhor aproveitamento de espaço e conforto do morador. No acabamento o imóvel terá porcelanato, piso laminado nos quartos e área de circulação, bancada de granito, persiana nos quartos e metais de qualidade. 

Pensando também na economia dos condôminos e na conservação do meio ambiente, a pavimentação da área externa, feita em paver, oferece maior luminosidade, drenagem do solo e conforto térmico. A captação da água da chuva também foi projetada visando o baixo valor de condomínio no futuro. 

Na área comum, a quadra poliesportiva e miniquadras oferecem opções de esporte e lazer. O Portal das Torres conta ainda com salão de festas, churrasqueira, piscinas adulto e infantil e playground, além de uma área de paisagismo que proporciona bem-estar e tranquilidade com segurança. O empreendimento tem também medidores individuais de água, gás e energia, garagens demarcadas, guarita para segurança e banheiro para cadeirante no salão de festas. 

Para o engenheiro responsável pela obra, Valdir Gomes, a construção com estrutura em blocos oferece conforto térmico - cerca de dois graus a menos que os outros materiais -, além de mais agilidade na entrega do imóvel. ''Ter o apartamento decorado montado no próprio edifício, isso dá mais visão do que será a residência mais garantia para quem está pensando em comprar'', conclui o engenheiro. 

O valor inicial dos apartamentos é a partir de R$ 118 mil. 

quinta-feira, 28 de março de 2013

domingo, 24 de março de 2013

“Habite-se”, burocrático, mas necessário


Imóveis

Domingo, 24/03/2013
Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo / A advogada Ilcemara Farias comenta que o certificado das obras garante a qualidade da construçãoA advogada Ilcemara Farias comenta que o certificado das obras garante a qualidade da construção

Certificado de Vistoria de Conclusão de Obra, conhecido como “habite-se”, confirma que o imóvel foi construído de acordo com a legislação

Publicado em 17/03/2013 | TAIANA BUBNIAKO Certificado de Vistoria de Conclusão de Obra (CVCO), mais conhecido como ‘habite-se’, é o documento que confirma se um imóvel está em condições de ser ocupado. Com o fim das obras, é preciso apressar-se com a papelada: o pedido para vistoria e fornecimento do papel exige paciência e uma série de outros documentos. A burocracia, no entanto, é indicativo da garantia de que a obra é segura.
“É preciso reunir uma série de laudos e atualizar documentos como o ISS dos responsáveis e recolhimento do FGTS dos trabalhadores, porque as obras demoram. É um processo burocrático, mas isso se dá por causa da responsabilidade”, comenta o secretário municipal de urbanismo de Curitiba, Reginaldo Cordeiro.
Tudo em dia
O Certificado de Vistoria de Conclusão de Obra (CVCO) exige uma série de documentos e vistos em dia. “É burocracia, mas é a forma de evitar problemas com obras indevidas ou prédios que caem”, diz o secretário municipal de Urbanismo, Reginaldo Cordeiro.
É após a concessão do “habite-se” que o condomínio passa a ter existência legal e as construções podem ser averbadas no Registro de Imóveis. “É o documento que traz a individualização de cada apartamento. Antes disso, o comprador possui apenas a fração ideal do terreno, e fica, por exemplo, impedido de realizar a venda definitiva da sua unidade, de efetuar financiamento bancário, ou qualquer outro tipo qualquer de alienação”, explica a advogada Ilcemara Farias, especialista em direito imobiliário.
Em Curitiba, o CVCO é exigido desde a publicação do Código de Obras e Posturas, em 1953. Mesmo assim, muitas obras ainda não possuem o documento. Como é necessário também para reformas que exigem mudança estrutural e não apenas para construções novas, muitas vezes não são fiscalizados. “Há casos em que a reforma não transparece, então precisamos da denúncia da população quando se percebe uma obra que pode estar fora da legislação”, diz a advogada. Um vizinho que aumenta os andares de uma casa, por exemplo, precisa respeitar o recuo nos pisos superiores, mas a fiscalização não é ampla.
Compra do usado
Na aquisição de um imóvel usado, é preciso garantir que o CVCO está em dia. “Sua inexistência pode causar diversos problemas ao proprietário, muito além da diminuição do valor de venda do imóvel”, explica a advogada Oksana Maciel. Em Curitiba, de acordo com o artigo 30 da Lei Municipal 11.095/2004, não sendo atendidas as exigências para a concessão do CVCO e ocorrendo a ocupação irregular da edificação, “poderá o Município, quando entender necessário, adotar procedimento para a desocupação, demolição, interdição ou embargo da edificação através dos meios legais”.
Passo a passo
A solicitação do CVCO é extensa e depende de muita papelada. Veja o que é preciso:
1. O interessado precisa preencher o Requerimento para certificações que deverá ser protocolado na prefeitura. Em Curitiba, o documento pode ser encontrado no site da entidade (www.curitiba.pr.gov.br).
2. Depois de preencher o formulário, é necessário anexar os documentos exigidos, entre eles: requerimento para certificações do departamento de controle de edificações, assinatura do proprietário da obra, assinatura do responsável técnico e documentos relacionados no alvará de construção (que podem incluir liberações das secretarias de saneamento, meio ambiente, laudos do Corpo de Bombeiros, entre outras).
3. O requerimento e toda a documentação devem ser protocolados na Secretaria Municipal de Urbanismo – que fica na avenida João Gualberto, 623 – ou nas Ruas da Cidadania. Antes de entregar a documentação, é preciso garantir que a obra está em condições de ser vistoriada. Isso agiliza o processo e evita a repetição da vistoria.
4. Os técnicos da secretaria vão até a obra para conferir se ela obedece ao projeto e aos padrões exigidos pela legislação, além de afirmar se o imóvel está em condições de habitabilidade. Quando há algum problema, é dado um prazo ao construtor e uma nova vistoria é realizada.
5. Depois da vistoria, a secretaria de urbanismo emite uma Guia de Recolhimento, que soma a taxa de expediente e a taxa de vistoria (calculada por metro quadrado). Após os procedimentos, o CVCO será emitido.
Fonte: Secretaria Municipal de Urbanismo

sexta-feira, 22 de março de 2013

Serasa e Arisp lançam plataforma online para crédito imobiliário


Por Reuters 

|12h11 | 21-03-2013
SÃO PAULO (Reuters) - A Serasa Experian apresentou nesta quinta-feira, em parceria com a Associação dos Registradores Imobiliários

A Central do Crédito Imobiliário irá unir em uma mesma plataforma informações do comprador, do construtor e do próprio imóvel

 de São Paulo (Arisp), uma ferramenta online voltada ao mercado imobiliário, buscando agilizar e aprimorar a segurança nas operações de financiamento.
A Central do Crédito Imobiliário irá unir em uma mesma plataforma informações do comprador, do construtor e do próprio imóvel, por meio da integração dos servidores da Serasa e dos Cartórios de Registros de Imóveis do Estado de São Paulo.
"Essa solução garante a segurança jurídica e é o embrião de uma solução mais ampla --a criação do registro eletrônico de imóveis--, quando teremos mais informações disponíveis sobre a situação do imóvel", afirmou o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro.
Ferramenta deve estar disponível a partir de 18 de abril (Getty Images)

Ferramenta deve estar disponível a partir de 18 de abril (Getty Images)
A central permitirá que qualquer matrícula de registro de imóvel seja visualizada online, em tempo real. Também será possível obter certidão digital e outros documentos de Cartórios de Registro de Imóveis em cerca de 15 minutos, também virtualmente.
O sistema indicará ainda a localização de imóveis ao fazer uma busca em todos os cartórios do Estado, identificará a relação de bens por CPF e permitirá o monitoramento das matrículas de imóveis, bastante utilizadas em contratos de locação.
Segundo o presidente da Arisp, Flauzilino Araújo dos Santos, a ferramenta deve estar disponível a partir de 18 de abril.
(Por Vivian Pereira) 
Nassib Raduan Sahyun
Gestor de Negócios Imobiliários
Te.l: (43) 9117-4054(VIVO) , (43) 9684-2715 (TIM)https://sites.google.com/site/nassibsahyun/

quinta-feira, 21 de março de 2013

CRECI-PR REALIZA SOLENIDADE DE POSSE E ENTREGA COMENDA "GRALHA AZUL"



O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Paraná, Creci-PR, realizará no dia 21 de março, a solenidade de posse do conselho pleno e diretoria da Gestão 2013-2015. Na cerimônia o corretor de imóveis, Admar Pucci Junior, será oficialmente empossado presidente do Creci-PR. O evento ocorrerá no Salão Napoli, Genova e Capri do Restaurante Madalosso.

Durante a solenidade de posse, o governador Beto Richa e o deputado estadual Leonaldo Paranhos serão agraciados com a Comenda “Gralha Azul”. A premiação é ato de agradecimento da classe imobiliária pela edição do Decreto nº 6645 que autoriza o Poder Executivo incluir os corretores de imóveis no Conselho Especial de Avaliação de Imóveis do Estado.

A comenda “Gralha Azul” é o premio com maior símbolo regional de excelência em prestação de serviços a ser entregue. Foi instituída com o objetivo de homenagear e perpetuar os atos de paranaenses que se destacaram e trouxeram visibilidade e melhorias para a categoria dos profissionais corretores de imóveis. 

A solenidade contará com a presença de autoridades do setor imobiliário brasileiro, lideres políticos paraenses e mais de 700 convidados.

Fonte: Graciele Zepson 

domingo, 17 de março de 2013

Corretor de imóveis: falar demais pode prejudicar sua venda



Estar dentro do cartório fechando o contrato de venda é a etapa do processo de negociação mais esperada pelo corretor de imóveis. Nesta hora, sentimos que nada mais pode dar errado e já começamos a planejar o que faremos com a nossa comissão.

Imagine o seguinte diálogo entre um corretor e um cliente no momento da assinatura do contrato:

Corretor de Imóveis: Parabéns Sr. João, o senhor fez um excelente negócio. E sabe o que é mais bacana? O senhor vai morar no mesmo prédio que o Dr. Marcelo.

Sr. João (o cliente): Dr. Marcelo, o cardiologista famoso?

Corretor de Imóveis: Ele mesmo. O senhor também o conhece?

Sr. João (o cliente): Sim, conheço e não o suporto. Tive um grande desentendimento com ele e não quero vê-lo nem que me paguem para isto.

Resultado? Acordo desfeito dentro do cartório na hora da assinatura do contrato.

Ficção? Não! Este é um fato real que aconteceu comigo. Momentos como esses devem ser evitados, e, infelizmente, tive que aprender esta lição na prática.

Acredito que em todos os momentos da nossa vida temos a oportunidade de rever os acontecimentos para aprimorar a nossa postura. É fundamental criar condições para transformar os imprevistos em fatos previstos, por isso que hoje compartilho esta experiência com vocês.

Neste caso, ficou ainda mais evidente que cada fase da negociação é importante e deve ser respeitada. Se chegamos ao fechamento de uma venda foi porque ultrapassamos com sucesso todos os desafios das etapas anteriores.

Na assinatura do contrato, já dentro do cartório, ou seja, na etapa final, mude o foco para o cliente, incentive-o a expressar o sucesso de sua nova aquisição, motive-o a falar dos novos projetos que poderão se tornar realidade na vida dele. Não corra o risco de um pequeno detalhe impactar negativamente sobre uma decisão que já foi tomada.

Um profissional diferenciado compreende que é importante saber a hora de falar e também o momento certo de calar. Muitas vezes, temos a falsa sensação de que quem fala mais controla a situação, quando a realidade é oposta.

Fica a dica: no ato da assinatura do contrato, já não cabe mais falar dos benefícios do imóvel, pois todo o direcionamento de percepção para isso já foi feito e o cliente validou os seus argumentos com a compra do imóvel.

Vendas são construídas a partir de detalhes. Atente-se a isso e bons negócios.

E você, já perdeu alguma venda ou conhece algum corretor que tenha desperdiçado a chance de fazer um bom negócio por falar demais?

Compartilhe seu caso conosco e vamos enriquecer a nossa reflexão.

Por: Guilherme Machado

sábado, 16 de março de 2013

ARTIGO IMOBILIÁRIO DO JORNAL FOLHA NOVA - PORTAL DAS TORRES


O EMPREENDIMENTO PORTAL DAS TORRES E A GESTÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS

Os Gestores de Negócios Imobiliários, profissionais de nível superior do mercado imobiliário, José Francisco Limoli, o Chico Limoli, gerente de vendas da Imobiliária Santamérica para o projeto “Portal das Torres” da Construtora Planalto e Nassib Sahyun, Consultor Imobiliário Independente, iniciaram um novo padrão de trabalho no mercado imobiliário londrinense. Num bate papo descontraído em frente ao empreendimento Portal das Torres os dois Gestores falaram sobre Londrina, o mercado imobiliário da região, as oportunidades e o empreendimento Portal das Torres.

Nassib Sahyun - “O Brasil tem hoje mais de 5000 municípios e somente 38 tem mais de 500 mil habitantes. Londrina faz parte deste seleto grupo! Uma cidade extraordinária que tem um crescimento constante, consolidando-se como principal ponto de referência do Norte do Paraná, bem como exercendo grande influência e atração regional, Londrina é uma das cidades do Sul do país que se destaca por atrair diversos tipos de empreendimentos. Além das inúmeras lojas de grande porte, de conhecidas redes do varejo nacional, espalhadas pelo município, vários são os centros de lazer que oferecem espaço para compras e entretenimento”.

Chico Limoli- “A Região Norte, Noroeste e Nordeste da cidade, que nas décadas anteriores se enquadrava como região rural, revelou-se como maior área residencial da cidade e hoje é maior do que muitos municípios brasileiros. Com uma concentração de aproximadamente 200 mil moradores e passando por um intenso processo de verticalização, com inúmeros lançamentos de empreendimentos residenciais e comerciais, as regiões se mostram um mercado potencialmente forte onde deverão ser desenvolvidos ainda mais empreendimentos para a construção de edifícios residenciais e comerciais, dentre eles centros médicos, e prestadores de serviços projetados para atender uma nova classe B e C que chegam à região em busca de moradia.“

Nassib Sahyun - “Observamos recentemente, na região Nordeste de Londrina, o lançamento de um empreendimento comercial de grande porte, o Londrina Norte Shopping, que mudará o panorama sócio econômico desta região. É preciso compreender que empreendimentos como este contribuem para a expansão e valorização imobiliária do seu entorno, tem poder de atração de investimentos e de novas atividades na região, apresentam performance como agentes modificadores do uso do solo urbano e são instrumentos de progresso ao seu redor, de transformação social e mudança de comportamento, propiciando no decorrer de seu processo evolutivo como empreendimento, o desenvolvimento de uma nova centralidade urbana”.

Chico Limoli – “E, aproveitando todas estas condições da região, a Construtora Planalto, após um rigoroso estudo de viabilidade, projetou e construiu o empreendimento “Portal das Torres”; composto por quatro torres, com alto padrão de acabamento, que tem por objetivo atender ao morador que chega à região em busca de qualidade de vida e que valoriza um ambiente confortável e seguro. Tive a oportunidade de acompanhar todas as fases deste empreendimento, constatando o padrão de excelência da Construtora Planalto em cada detalhe deste projeto. Desde a escolha do terreno até a preparação do apartamento decorado, cuidaram de cada detalhe e sei que, hoje, este empreendimento é uma das melhores opções de moradia que temos para a região.”

Chico Limoli – “Nossa cidade apresenta um mercado imobiliário altamente dinâmico e vibrante, com mais de 200 empresas imobiliárias atuando em um ambiente altamente competitivo e o mercado imobiliário londrinense necessita de profissionais com formação dimensionada para os novos tempos. O Gestor de Negócios Imobiliários é o profissional com formação de nível superior nesta área, habilitado a planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades ligadas ao setor imobiliário e que tem formação para contribuir nas diferentes fases de um projeto como este. Como Gestores de Negócios Imobiliários, enxergamos o mercado sobre uma perspectiva mais atual, privilegiando o compromisso com a qualidade e a excelência de serviços ao cliente.”

Nassib Sahyun – “Esta parceria entre a Imobiliária Santamérica e a Construtora Planalto apresentou uma série de inovações. Quando o Chico Limoli angariou a oportunidade de comercializar o produto que a Construtora Planalto iria construir, ele percebeu que este projeto precisaria de uma série de soluções inovadoras para atender melhor aos objetivos da Construtora Planalto e aos compradores dos apartamentos. Assim ele me chamou para ministrar o treinamento da equipe de vendas e, durante este período de treinamento, tive a oportunidade de discutir com a equipe uma série de conceitos modernos sobre vendas e atualizá-los quanto às mais eficazes práticas de venda e demonstração do excelente produto imobiliário produzido pela Planalto.”

Chico Limoli – “Mas as inovações para atender a Construtora Planalto e aos compradores dos apartamentos não pararam por aí. Com o intuito de produzir um diferencial na forma de alcançar ao cliente, lançamos uma inovadora modalidade de anúncio de imóveis; uma combinação de mídias de grande eficácia comunicadora que pode ser observada nas laudas em jornal publicadas durante a semana.
Trata-se da lauda imobiliária ilustrativa gráfica associada às filmagens executadas pela PRIMETV que são apresentadas no canal 8 da TV paga e no youtube, onde são disponibilizadas em alguns anúncios a frase: “vide vídeo” que pode ser acessado por um link do youtube. Para os produtos mencionados nos Jornais, são associados vídeos demonstrativos dos imóveis que completam as informações e fotos da lauda e nos quais é possível verificar o empreendimento na totalidade. Assistindo a estes vídeos é possível, por exemplo, conhecer o entorno do empreendimento em que o bairro está situado, como são as avenidas em volta, a rua onde se localiza, os equipamentos urbanos presentes, as lojas ao redor, o tipo de comércio, assim como o empreendimento propriamente dito onde é possível visitar o imóvel por meio da filmagem e conhecer suas características e todos os detalhes construtivos; dando-nos a sensação de um verdadeiro tour virtual.”

Nassib Sahyun – Uma outra inovação foi que, na fase de comercialização, houve a oportunidade de implementar um atendimento diferenciado quanto a possibilidade de financiamento do imóvel. Sabendo das estatísticas sobre vendas, e que aproximadamente 80% das vendas de imóveis com o perfil ofertado são através de financiamentos, foi inserido o correspondente do agente financeiro no plantão de vendas, para um atendimento diferenciado no sentido de permitir que os clientes conhecessem seu perfil como compradores e até mesmo possam iniciar o processo de financiamento no próprio plantão.

Chico Limoli – O projeto de comercialização do empreendimento “Portal das Torres” está sendo uma oportunidade de aplicar soluções modernas e criativas visando atender melhor aos clientes e levar até eles a segurança e o conhecimento técnico de modo como somente um profissional com alto nível de formação e desempenho como o Gestor de Negócios Imobiliários pode fazer.

Chico Limoli
Gestor de Negócios Imobiliários
Chico_limoli@hotmail.com
http://www.facebook.com/chico.limoli
http://chicolimoli.blogspot.com.br/
http://chicolimolicorretor.blogspot.com.br/
Nassib Sahyun
Gestor de Negócios Imobiliários

https://sites.google.com/site/nassibsahyun/

sábado, 2 de março de 2013

FOLHA DE LONDRINA, EM DESTAQUE PORTAL DAS TORRES




Imobiliária Santamérica Ag. Norte - Gerente Chico Limoli

VENDA EXCLUSIVA 





Criatividade em equipes -Enviado por Nassib Raduan Sahyun



Painel EconômicoDanilo Ucha | ucha@jornaldocomercio.com.br

Painel Econômico
Notícia da edição impressa de 01/03/2013
Comportamento exemplar
GILMAR GOMES/MAGRÃO SCALCO/DIVULGAÇÃO/JC
David Randon apresentou desempenho da empresa
David Randon apresentou desempenho da empresa

Um dos maiores grupos industriais do Brasil, o Grupo Randon, de Caxias do Sul, teve um comportamento exemplar no ano de 2012, o pior dos últimos dez anos, quando seu lucro líquido consolidado diminuiu 84,2% em consequência das dificuldades econômico-financeiras do Brasil e do mundo. A diretoria resolveu segurar ao máximo seus 11.166 funcionários, evitando uma demissão em massa e preservando a mão de obra que qualificou nos últimos anos. Se tivesse resolvido demitir, o número de dispensas chegaria a 2.800 trabalhadores.
Em 2012, o mercado de seus produtos caiu, de uma maneira geral, em 15,9%, e o lucro líquido da companhia diminuiu de R$ 269,1 milhões, em 2011, para R$ 42,5 milhões, em 2012. “Além de não termos causado traumas na comunidade entre os trabalhadores, conseguimos manter uma mão de obra qualificada que, felizmente, já está sendo aproveitada em 2013, pois as perspectivas mudaram muito, e vamos viver um novo grande ano”, disse David Abramo Randon, presidente do Grupo Randon, ontem, em Caxias do Sul, onde apresentou o desempenho do grupo em 2012. O setor está prevendo crescimento de 6,5% em 2013. Apesar da disposição de não dispensar funcionários, houve, no ano, demissão de 1.217 trabalhadores. “Sangramos um pouco, mas não destruímos a estrutura básica de nosso pessoal qualificado”, afirmou  Astor Schmitt, diretor corporativo de  relações com investidores e institucionais. Os números do desempenho da Randon, que, apesar de tudo, foram positivos, estão em outra reportagem desta edição.


Consultoria
O professor paulistano Sergio Checchia, que foi executivo da General Motors, Cica, Paulete, Becton Dinkinson e Eli Lilly do Brasil e radicou-se no Rio Grande do Sul em 1993, quando veio para a implantação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e foi seu diretor-geral nas últimas duas décadas, fixou residência em Canela e lá abriu uma consultoria para plano de negócios e planejamento financeiro. Pretende atender a Região Metropolitana, Vale do Sinos, Região da Uva e Vinho, Paranhana, Região das Hortênsias e Campos de Cima da Serra.

Internet
A internet também está sendo usada por estudantes para conseguir casa para morar. A Easyquarto realizou levantamento e descobriu que a busca por aluguel de quartos via internet cresceu 75% em comparação com o mesmo período do ano passado. O estudo mostra que o aluguel de quartos para pessoas já graduadas e que estão mudando de município por causa de um novo emprego também apresentou expressivo aumento, de 97%.

Medicina
O VI Encontro Sul-Brasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais foi confirmado para o Hotel Plaza São Rafael, nos dias 28 e 29 de junho. Promoção da Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia e do Grupo Brasileiro de Estudos das Doenças Inflamatórias Intestinais.

Missão à América Central
Dia 6 de março, o Senac-RS lançará a 1ª Missão Acadêmico-Empresarial para a América Central, na Faculdade Senac Porto Alegre, à rua Coronel Genuíno, 130. A missão será realizada através de uma parceria com o Conselho Regional de Administração-RS, com apoio da Fecomércio-RS. Entre os dias 2 e 11 de junho, administradores, empresários, professores, representantes e membros de entidades, alunos de cursos das áreas de interesse, além do público em geral, terão a oportunidade de conhecer a realidade da economia da Costa Rica e do Panamá. Serão realizadas visitas guiadas a instituições e empresas nos países visitados, segundo José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac-RS.

Marcopolo
O livro com a história da empresa Marcopolo, de Caxias do Sul, escrito por seu presidente, Paulo Bellini, já está em sua segunda edição. A empresa é a maior fabricante de ônibus, e o título é Marcopolo, sua viagem começa aqui.

Fórum da Liberdade 
Luís Filipe Reis, que há três anos ocupa o segundo posto mais alto no gigante grupo português Sonae, com atuação nos setores de varejo, telecomunicações e centros comerciais, confirmou participação no Fórum da Liberdade. Falará, no dia 9 de abril, no painel Educação Básica, ao lado de Gustavo Cerbasi.

Mercado imobiliário
O Secovi-RS e a Agademi lançaram a publicação Panorama do Mercado Imobiliário 2012, com um conjunto de informações que dimensionam a importância do mercado imobiliário no contexto da economia, com estatísticas, tabelas e mapas sobre o setor em Porto Alegre. Quase 15% da população de Porto Alegre mora em imóveis alugados.

Expoclara
A Cooperativa Santa Clara promoverá, de 26 a 28 de abril, a 9ª edição da Exposição de Gado Leiteiro, Máquinas e Produtos, a Expoclara 2013. O evento acontecerá no parque de exposições da cooperativa, em frente à indústria de laticínios, em Carlos Barbosa, e contará com grandes atrações, entre elas o Grupo Tholl e o cantor sertanejo Sérgio Reis, que encerra os trabalhos na tarde de domingo. A Expoclara é a maior exposição de animais da raça Holandesa do Estado e tem como foco, em 2013, aumentar o número de animais em exposição, contando com mais produtores associados participando do evento.

Camarão
Pelotas vai atender à reivindicação de muita gente. Realizará, de 28 de março até 7 de abril, o Festival do Camarão.