sábado, 2 de fevereiro de 2013

COLUNA IMOBILIÁRIA - JORNAL FOLHA NOVA


aS INTENÇÕES do consumidor para o setor imobiliário em 2013

       Para entender como o consumidor vai agir em relação ao mercado imobiliário, precisamos levar em consideração alguns fatores agindo ao mesmo tempo, como: o preço dos imóveis, o preço de outros imóveis que concorrem com este, as rendas do consumidor, a disponibilidade de crédito para a compra de imóveis, a disponibilidade de imóveis procurados, o desempenho da economia no setor, e as intenções de consumo de imóveis por parte do consumidor. Em determinado momento, um fator pode ser considerado mais determinante que outros para que o mercado se torne dinâmico, mas todos os fatores são importantes.   
        Hoje em dia podemos dizer que estão sendo ofertados no mercado uma razoável quantidade de imóveis a um bom preço, com boa qualidade, verificamos que há crédito para a compra e a economia do setor anda bem. Como andará então a intenção de consumo de imóveis por parte do consumidor?
       Em novembro do ano passado ocorreu, na cidade de São Paulo, a conferência internacional chamada “Brazil GRI 2012”, que reuniu representantes do setor imobiliário de diversos países para discutir as perspectivas brasileiras no negócio imobiliário.
      Durante esta conferência internacional, a Datastore, uma empresa brasileira especialista em pesquisas de mercado para o setor imobiliário, apresentou uma importante pesquisa sobre as intenções do consumidor brasileiro para o mercado imobiliário para 2013. Nos últimos trinta e seis meses, a Datastore realizou setenta mil entrevistas em todo o Brasil que trouxeram números interessantes.
     De acordo com a pesquisa, dentro da fatia da população com renda entre 3 e 6 salários mínimos,  30% tem intenção de comprar um imóvel nos próximos 2 anos. Dentro desse número, 25% quer adquirir um imóvel popular para investir.
      Ainda segundo este estudo, entre os consumidores com renda acima de 6 salários mínimos, e com 30% de interesse em comprar imóveis em até 2 anos, 40% são investidores. Dentro dessa parcela, 70% tem intenção de revender e 30% em alugar ou emprestar para familiares.
       Ou seja, os resultados da pesquisa, com setenta mil entrevistados em todo o Brasil, revelaram a intenção, por parte do consumidor de diferentes perfis sócio-econômicos, de comprar imóveis para investimento, mostrando que os consumidores ainda acreditam na valorização do preço dos imóveis e comprariam para revender ou alugar.
         Em suma, as pesquisas demonstram que há boas perspectivas de mercado para 2013, mas gostaríamos de lembrar um dito popular: “só se ganha dinheiro na compra e quase nunca na venda”, o que, em termos simples, significa que o consumidor deve pesquisar para comprar dentro da melhor oportunidade de mercado para investir bem. Vale lembrar que as boas oportunidades vem pelas mãos de profissionais do mercado imobiliários cuja formação e credenciamento garantem segurança às transações. 

Chico Limoli
Consultor Imobiliário
Chico_limoli@hotmail.com                                

Nassib R. Sahyun
Gestor de Negócios Imobiliários
Te.l: (43) 9117-40549(VIVO) , (43) 9684-2715 (TIM)
https://sites.google.com/site/nassibsahyun/


Nenhum comentário:

Postar um comentário