domingo, 25 de novembro de 2012

COLUNA IMOBILIÁRIA DO JORNAL FOLHA NOVA - Chico Limoli e Nassib Raduan Sahyun



É PRECISO ESTAR PREPARADO PARA COLHER BONS FRUTOS



             Pesquisa divulgada em São Paulo, pela FECOMERCIO SP, intitulada “A evolução da classe média e seu impacto no varejo”; aponta que a nova classe média continuará se expandindo até, pelo menos, o ano 2020. Outro dado interessante deste estudo é que até 2020, a massa de pessoas em idade ativa atingirá mais de 144 milhões, maior contingente histórico em idade produtiva do País. Isto representa um incremento de mais de 10% na força de trabalho potencial, que é de 130 milhões hoje.
          Este mesmo estudo aponta que o Brasil de 2020 deverá se tornar um dos maiores mercados consumidores e uma das maiores economias globais. O consumidor brasileiro, que já evoluiu do consumo básico para um patamar mais sofisticado, vai demandar cada vez mais serviços e produtos de alta qualidade. Para 2020, a estimativa é que o Brasil tenha um PIB de R$ 5,41 trilhões, um aumento de 40% em relação à previsão para 2011. No mesmo ano, o consumo das famílias no Brasil irá atingir R$ 3,53 trilhões, o que representará pouco mais de 65% do PIB. A tendência do Brasil é subir na escala e crescer mais que a média mundial.
      Esse volume de pessoas que vem se deslocando na pirâmide socioeconômica gera demanda por casa própria. Cerca de três milhões de novos imóveis terão que ser construídos para atender a estes novos moradores. A pesquisa aponta também que conquistar o próprio teto segue sendo o sonho do brasileiro, em especial do público que pertence às classes C e D da população e este é um segmento importante atualmente.
      Uma consideração importante feita por este estudo é que a última década foi um período de profundas mudanças econômicas, sociais e políticas no Brasil. Crescimento de renda, alargamento da base do mercado de crédito, programas sociais que estimularam a distribuição de renda e interiorizaram o consumo e, portanto, o mercado.
       É fato que a força da classe média brasileira não é sentida apenas nas grandes metrópoles. O interior dos Estados tem recebido uma onda de famílias de classe C que saem das grandes cidades em busca de mais tranquilidade, qualidade de vida e oportunidades de negócios. Esse movimento migratório tem atraído empresários do setor de comércio e serviços que passam a olhar cidades de médio porte com mais atenção.
      Observa-se a migração econômica dos domicílios das classes D e E para a classe C tem influenciado a perda de participação das capitais no potencial de consumo nacional. Este movimento gerou um mercado consumidor mais forte no interior dos Estados. Recente pesquisa do Instituto IPC Marketing mostra, por exemplo, que o interior do estado do Paraná será responsável por uma porcentagem considerável do PIB do estado, enquanto Curitiba deverá ter recuo em sua participação no total das riquezas produzidas no estado.
     A conclusão do estudo apresentado ela FECOMERCIO SP é que “os negócios no Brasil do futuro terão que ser pensados para um País mais interiorizado, com um mercado consumidor muito maior, mais exigente e, certamente, um pouco mais velho”.
        Pegando carona neste fluxo de informações, lembramos que a tendência atual do setor imobiliário é pela acomodação de preços e a mudança no ritmo de comercialização dos imóveis, em virtude do amadurecimento do mercado. Embora já começamos a vivenciar esta situação de acomodação em algumas regiões do país, isto não significa retração no mercado imobiliário; as perspectivas, com base em estudos técnicos, são muito boas pois a tendência é de que haja um mercado consumidor forte e uma aumento na necessidade por moradias o que alimentará o crescimento do mercado imobiliário.
          Para aproveitar estas oportunidades proporcionadas pelo fenômeno social do Bônus Demográfico, que serão sentidas em todos os setores da economia do país, temos de ter profissionais preparados e bem treinados.
       O treinamento das equipes em busca da atualização de conceitos e a adaptação às crescentes necessidades do consumidor é uma prática necessária para sucesso das empresas nos tempos que estamos por vivenciar.
          Algumas empresas deram a largada na frente de outras, como é o caso da Imobiliária SANTAMÉRICA, onde tivemos a oportunidade de atuar, como  facilitador, nas aplicações de treinamentos que se encerraram no último dia 19/11 e que faz parte de um programa de excelência profissional proposto pela administração desta empresa visionária. 
--
Nassib Raduan Sahyun
Gestor de Negócios Imobiliários
Te.l: (43) 9117-40549(VIVO) , (43) 9684-2715 (TIM)
https://sites.google.com/site/nassibsahyun/

Chico Limoli
Chico_limoli@hotmail.com                                
http://www.facebook.com/chico.limoli
http://chicolimoli.blogspot.com.br/
http://chicolimolicorretor.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário