sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Por uma nova Saul Elkind

22/11/2013 -- 00h00
Comerciantes e estudantes percorreram a avenida ontem de manhã; objetivo foi alertar a população para a importância da limpeza e conservação da via
Gustavo Carneiro
Revitalização da principal via dos Cinco Conjuntos é uma reivindicação antiga
Saulo Ohara
Alunos do Ensino Médio distribuíram folders e sacolas de lixo
Londrina - Um importante passo está sendo dado por comerciantes de uma das maiores avenidas de Londrina, a Saul Elkind, na zona norte da cidade. A cobrança pela revitalização do local existe há muito tempo e ontem eles foram às ruas ontem de manhã em um mutirão de limpeza. 

Cerca de 100 alunos dos colégios estaduais Professora Ubedulha C. De Oliveira e Professora Olympia Moraes de Tormenta participaram do evento, inclusive como prática das teorias vistas em sala de aula sobre Meio Ambiente. Munidos com folders e cartilhas explicativas, os estudantes também distribuíram sacolas de lixo para comerciantes e consumidores. 

O mutirão faz parte das ações que desenvolvidas pelo Comitê Gestor da Revitalização da Saul Elkind, em parceria com o Sebrae, Acil, Acirenor, Sicoob, Sema, CMTU e Ippul. O grupo se reúne semanalmente no Centro Cultural Lupércio Luppi para discutir atividades e, ao mesmo tempo, cobrar celeridade nos investimentos do poder público na região. 

"Em primeiro lugar queremos conscientizar a população sobre a conservação e limpeza da avenida. Já existe um projeto de revitalização que está sendo desenvolvido pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) e deve contemplar mais vagas de estacionamento, iluminação pública, segurança, entre outras questões", comenta Éberson Ricardo Leal, comerciante e membro do Comitê. 

Outro integrante do movimento é Raimundo Maia Campos Junior, o "Ceará", morador dos Cinco Conjuntos há 29 anos. "Essa é uma reivindicação antiga. Os comerciantes sempre quiseram transformar a Saul Elkind, pois os ganhos serão para toda a comunidade. Além de qualidade de vida, teremos ainda mais movimento e segurança", afirma. 

"A avenida é minha referência para tudo. Dou 100% de apoio porque a Saul merece mais iluminação e limpeza. Falta lixeira, educação e por aí vai", diz a moradora do Jardim Catuaí, Roselene Vaz dos Santos. 

A funcionária de uma padaria, Angélica dos Santos, também concorda com a iniciativa do Comitê. "A pichação, o lixo espalhado e os excessos no trânsito incomodam. Está na hora da avenida ser mais cuidada", completa. 

Um levantamento do Sebrae revela que atualmente existem 456 pontos comerciais na Saul Elkind, entre a Dixie Toga e a Rodovia Carlos João Strass. "O mutirão contempla esse trecho porque a revitalização será por etapas, começando por esse perímetro", explica Ceará. 

Ontem, a CMTU disponibilizou mais equipes para varrição, limpeza e roçagem na região. Segundo o diretor de Operações, Gilmar Domingues, "a ação é bastante louvável dada a relevância da avenida". Ele comenta que o último levantamento apontou um deficit de 100 lixeiras só na Saul Elkind. "Precisamos viabilizar recursos para essas lixeiras, mas o programa Lixo Zero já prevê coletores de resíduos tanto subterrâneos quanto aéreos. Isso será implantado a curto e médio prazo", ressalta. 

A gerente de projetos urbanísticos e edificações do Ippul, Simone de Oliveira Fernandes Vecchiatti conta que o projeto de revitalização ainda está em processo de estudos e está sendo acompanhado pelo diretor de projetos, Humberto Carneiro Leal. Ontem, ele estava em Brasília, onde participa de um curso relacionado à ações de revitalização e requalificação urbana. 

O projeto de revitalização da Avenida Saul Elkind começou a ser discutida efetivamente entre a comunidade e órgãos públicos, em evento realizado no mês de julho.
Micaela Orikasa
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário