sábado, 29 de setembro de 2012

JORNAL FOLHA NOVA - Coluna imobiliária Chico Limoli


Orgulho de ser corretor

Bom dia a todos!
Hoje estou iniciando uma nova etapa em minha vida, que é este contato semanal com você leitor, você interessado no mercado imobiliário ou simplesmente curioso, que gosta de manter-se informado.
Meu nome é Jose Francisco Limoli, conhecido por Chico Limoli, sou filho de Londrina, criei-me, estudei, profissionalizei-me e constitui família nesta linda cidade. Sou corretor, com Creci de Nº 17634-Pr.
Para ser corretor:
Após fazer um curso TTI (Técnico em Transação Imobiliária), o profissional recebe sua credencial, junto ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). A principal função de um corretor imobiliário é fazer a aproximação entre as parte comprador e vendedor.
Este mercado é muito rico e existem algumas vertentes ou especializações, podemos numerá-las e classificá-las:
1.    Corretor de vendas de terceiros; os produtos são diversificados  trabalha-se com imóveis novos ou usados, podendo ser urbanos e ou rurais.
2.    Corretores angariadores; são especialistas em contatos com investidores, proprietários interessados em vendas ou locação, sendo os imóveis também urbanos e ou rurais.
3.    Corretores de lançamento; (vendas na planta), normalmente prestam serviços às Construtoras via Imobiliárias, também especializadas neste tipo de produto. Normalmente estes consultores tem um treinamento diferenciado, para apresentação do apartamento decorado, um profundo conhecimento construtivo do empreendimento e um histórico muito detalhado do bairro assim com o entorno do Condomínio vertical ou horizontal.
Dentre as características necessárias para ser um corretor podemos citar conhecimento técnico, cultivar um círculo de bom relacionamento, gostar de  vendas e desafios. O trabalho deste profissional fica muito mais fácil se ele possuir persistência, amabilidade, paciência e aptidão para relacionar-se com o público, dedicação, argumentação,  ser um bom negociador, educado, manter-se bem informado e com boa aparência .
Os corretores de imóveis são autônomos, portanto, recebem por negócios fechados, mas cria uma carteira de clientes fidelizados, o que proporciona uma boa renda mensal.

Para a formação de um corretor de imóveis, podemos citar duas modalidade; à distância ou através de aulas presenciais.
Existem várias escolas por EAD (ensino a Distância), com polos onde o aluno participa presencialmente, de tempo em tempo até as provas finais. Este método é interessante ao aluno que dispõe de pouco tempo e em horários alternativos, contudo deve ser muito disciplinado para acompanhar o programa.
Outra modalidade são as escolas públicas, com aulas presenciais todos os dias, o aproveitamento é bastante elevado, proporcionando um círculo de amizade com um alinhamento para o ramo imobiliário.
Já dentro de um crescimento maior, temos o curso superior em Gestão Imobiliária onde o aluno qualifica-se em gestão imobiliária, com uma visão mais ampla. Estes cursos também existem nas modalidades EAD e presencial.
Nas próximas semanas nos aprofundaremos no mundo imobiliário com todas as suas artérias de conhecimento e faremos esta viagem juntos. Abaixo  estão os meus contatos.
Quero desde já colocar-me a disposição dos imobiliaristas, corretores, estudantes e leitores, para informações e consultas.
Será um prazer muito grande cultivar esta amizade com vocês.
Chico Limoli
Chico_limoli@hotmail.com                                

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Encontro de trabalho, com Alexandre Kireeff.



  • Chico Limoli Fiquei muito contente, com a visita do candidato à Prefeitura do Municipal de Londrina, Alexandre Kireeff, demonstra ser uma pessoa muito bem preparada, com bons planos para a cid...Veja mais
    há 4 horas · Curtir · 1

Novos empreendimento, nas Regiões Nordeste e Norte.

Estamos com dois Empreendimento muito bons nestas Regiões Nordeste e Norte:
Executados por Construtoras, dentro das normas da ABNT, oferecendo segurança e tranquilidade.
Dispomos casas com e sem suite, de 2 e 3 dormitórios, cozinha americana e etc., tudo com o mais primoroso acabamento.

NOSSOS CORRETORES, ESTÃO A DISPOSIÇÃO  PARA A APRESENTAÇÃO DOS IMÓVEIS, FAZER SIMULAÇÕES BANCÁRIAS, POIS NESTES PRODUTOS DISPOMOS UNIDADES DENTRO DO PROGRAMA "MINHA CASA, MINHA VIDA"


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Noções básicas de Avaliação Imobiliária


O valor de um imóvel!  Como calcular?

        Na prática, o valor de um imóvel é expresso basicamente pela multiplicação de sua área útil pelo preço do metro quadrado definido pelo mercado imobiliário para a região onde ele está situado.
        Com mais precisão, chega-se à composição do valor de um imóvel novo pelo custo do terreno e da obra, pela área que ocupa, por sua destinação e por suas qualidades, em que se incluem a localização, a construção, o acabamento e as benfeitorias. A tudo isso se soma, claro, o ganho de quem o construiu e vendeu.
         Em geral, o “custo” da área útil (a quantidade de metros quadrados apenas da unidade habitacional, sem contar as áreas comuns, como elevadores, hall social e lazer) é a informação que interessa na hora da compra. Isso apesar de, obviamente, o custo de todos aqueles equipamentos estar incluído “no pacote”. Mesmo porque não é possível adquirir um apartamento sem que se leve de quebra para casa também a área comum.

Valorização e depreciação

         Passa o tempo, e a casa, o apartamento ou o terreno que eram muito valorizados podem perder o valor por uma série de motivos: o mau uso, a falta de conservação ou o fato de o próprio lugar que ocupam ter sofrido degradação socioeconômica e não mais atrair o interesse das pessoas. É a depreciação.
Ao contrário, outro lugar pode ter sido revitalizado, ou de novos empreendimentos, investimentos privados ou públicos, ou por melhoramentos urbanísticos e arquitetônicos. É a valorização. É um ciclo eterno.

O que compõe o preço

  • Localização: uma mesma rua pode ter pontos com características bem diversas e até opostas.
  • Construção: o tipo de material empregado na obra e no acabamento ajuda a compor o preço.
  • Idade: imóveis mais antigos costumam sofrer uma depreciação maior do que os novos, da mesma maneira que ocorre com os automóveis.
  • Benfeitorias: reformas e ampliações projetadas por bons arquitetos que utilizem material de qualidade elevam naturalmente o valor do imóvel, ao contrário, por exemplo, de uma divisória feita sem bom planejamento e com sobras de outras reformas.
  • Movimento do mercado: uma área que era cheia de atrativos, tanto econômicos quanto sociais, pode decair aos poucos, por causa da falta de investimentos em melhorias, por não despertar mais o interesse do público, porque a população não se renovou, porque a qualidade dos estabelecimentos que serviam o bairro se deteriorou etc.O movimento de mercado contrário –oferta de qualidade e procura em alta– e o empenho de grupos ou da comunidade local pode provocar a vitalização ou revitalização de uma localidade.

         A flutuação de preços é típica do mercado imobiliário. Quem trabalha com imóveis, é analista ou investidor no setor vê essa realidade dia a dia. Um bom indicador é o sobe-e-desce do preço médio do metro quadrado residencial e comercial, que ainda não recuperou os valores dos primeiros sete anos da última década.

Fonte: Guia Folha

JANTAR SINCIL

http://www.youtube.com/watch?v=uL6FqgDWkGk&feature=player_embedded

JANTAR SINCIL - ENTREVISTA COM PEDRO MORETTO

http://www.youtube.com/watch?v=AdwGz0RbNvg&feature=player_embedded#!

JANTAR SINCIL - ENTREVISTA COM CHICO LIMOLI

width="640" height="360" src="http://www.youtube.com/embed/ATyQKewLcDQ?feature=player_embedded" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

ZONA NORTE E NORDESTE, UM NOVO PERFIL.


Zona norte: público com renda estável e pouca oferta comercial


Novo shopping do grupo Catuaí terá período de maturação menor, prevê Alfredo Khouri
Ruth Meira
Compare Produtos, Lojas e PreçosDivulgação

Planta arquitetônica do "Londrina Norte"
Agência Londrix

Sylvio Carvalho Netto, superintendente do Catuaí
Quando o grupo Khouri anunciou o início das obras do Catuaí Shopping Center em Londrina, 17 anos atrás, o empreendimento parecia uma incógnita em uma cidade com comércio relativamente forte e que seria "sacudida" a um só tempo por mais de cem estabelecimentos concentrados em um único local - e distante do centro.
Na manhã desta segunda-feira (10), quando o empresário Alfredo Khouri apresentou o projeto do Londrina Norte Shopping a convidados e jornalistas - em um alto que oferece uma bela vista da cidade, próximo ao Estádio do Café - poucos têm dúvida de que em curto prazo aquele local será um dos fortes pontos comerciais e de lazer do município.
Da mesma forma que o Catuaí impulsionou o desenvolvimento da região sul da cidade, transformando o panorama desta área do município em menos de duas décadas (com um "boom" de condomínios horizontais, universidades e loteamentos na região), o Londrina Norte deve mexer com o mercado imobiliário e com a economia dessa região também.

"A renda per capita (anual) do londrinense é de R$ 9 mil", observou Alfredo Khouri, durante o lançamento do novo shopping. "Temos uma economia sólida e um mercado potencial inegável", afirmou aos jornalistas, lembrando que o Londrina Norte tem um grande diferencial em relação ao Catuaí. O empreendimento foca o público da faixa de renda B, C e D. "É um perfil de consumidor com poucas opções na macrorregião de Londrina. Por isso, estamos seguros de que o tempo de maturação desse empreendimento será muito menor que o do Catuaí, que foi de aproximadamente oito anos".
As projeções do empreendedor baseiam-se em estatísticas que norteiam os planos do grupo desde 2004. Sylvio Carvalho Netto, superintendente do Catuaí, disse à Agência Londrix que levantamentos do grupo cruzados com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) apontam que há pouca oferta comercial para esse nível de renda (B,C e D) em Londrina.
"Os estudos mostram que a região tem potencial para absorver um empreendimento do porte do Londrina Norte não só hoje, quando já se observa uma demanda potencial por opções de varejo, como nos próximos anos, atendendo o crescimento projetado dessa faixa de renda", afirma.
"A zona sul estará bem atendida principalmente no final do ano, quando a expansão do Catuaí (em avançado estágio das obras) estiver concretizada. Agora, pretendemos oferecer o mesmo à população da zona norte e de muitos municípios da região que já têm Londrina como destino de consumo e lazer".

Os levantamentos que baseiam os projetos de expansão do grupo Khouri indicam também, revela o superintendente, que a zona norte de Londrina comporta uma homogênea classe média, com poder aquisitivo estável. Já o perfil da zona sul de Londrina é diferente. "Apresenta picos de alta concentração de renda, pontuados por nichos de classe média", diz.


domingo, 2 de setembro de 2012

Residencial PORTAL DAS TORRES



 INFORMAÇÕES:
Endereço: Rua Sidrak Silva Filho, 175 - Portal dos Ramos – Cep: 86073-510 - Londrina - Pr
Área do terreno: 5.612,44 m2 - Área de construção: 8.718,60 m2
Descrição dos blocos: 
 Bloco 1:
8 pavimentos ( Térreo + 7 ) = 6 unid/pvto = 48 unidades
16 de 3 quartos com suíte  - área privativa  59,39m2        -área total  70,15m2
16 de 2 quartos com suíte  - área privativa  51,61m2        -área total  62,01m2
16 de 2 quartos com suíte e sacada - área privativa 51,15m2-área total61,54m2
Estamos cadastrando os interessado, a quem passaremos as informações finais em primeira mão.
CORRETORES: Geraldo (43)  8449-2236   FONE DO PLANTÃO: (43) 3357-3311
                               Jussan  (43)  9684-8000 
                                Renato (43)  9125- 5582
Gerente: Chico Limoli     (43)   9929-4768 - (43) 3377-5500 Imob. Santamerica-Ag. Norte

ZONA NORTE 4ª PARTE, BAIRRO HEIMTAL E SUA ATRAÇÕES.



BAIRRO HEIMTAL, ZONA NORTE DE  LONDRINA

Histórico do local
O Heimtal foi o primeiro núcleo rural da cidade de Londrina, instituído com a chegada dos primeiros imigrantes alemães por volta de 1933. Atualmente está englobado pela área de expansão urbana da sede, sendo considerado como loteamento urbano. Situado na região norte da cidade possui, segundo censo/2000 do IBGE uma população de 1665 pessoas.
Não há escola estadual, creche e posto de saúde, utilizando a população dos
equipamentos urbanos dos bairros circunvizinhos. Há uma escola municipal. O asfalto atende a 99% do bairro, com exceção de um pequeno trecho de rua ainda não asfaltado.
Não há rede de esgoto instalada.
Existem trinta e seis pontos de comércio registrados e cento e setenta e sete residências e ainda, trezentos e trinta e dois terrenos sem uso.
Possui uma igreja católica e mais seis templos de outras religiões.
A implantação da metodologia do Projeto foi realizada em quatro encontros mensais no período compreendido entre os meses de março a junho de 2009.

VISÃO DE FUTURO
· Mais interesse dos moradores do bairro quando se trata de melhorias locais
· Melhoria significativa no salão Paroquial
· Construção de um novo salão Paroquial
· O bairro totalmente arborizado
· Com as frentes das casas com calçadas e gramados bem cuidados, muros
ou cercados pintados
· Posto de Saúde
· Creche
· Escola Estadual
· 100% de asfaltamento
· Revitalização da Praça / com iluminação (super poste)
· Módulo Policial
· Revitalização do campo de futebol com arquibancada
· Revitalização da nascente / fundo do córrego Mozart
· Menos fogo e menos fumaça no bairro
· Escola para ensino de 5ª a 8ª série
· Obrigatoriedade aos proprietários de imóveis em manter suas calçadas
limpas
· Criação de uma ONG que busque retirar os jovens das ruas, dando uma
profissão.
· Campo de Areia para esportes
· Mais Comércios / pequenas empresas / padaria / farmácia
· Espaço para caminhadas em torno da Praça / pista de caminhada
· Área de lazer
· Incentivo ao esporte
· Escolas oficina
· Centro Comunitário
· Capela São Miguel Arcanjo seja tombada pelo Patrimônio histórico
· Sinalização nas ruas / próximo à escola
· Rede de esgoto
· Quadra Poliesportiva
6
LISTA DOS ATIVOS
1) Existe algum material impresso e visual sobre a história da comunidade local?
Sim, existe um livro feito pelos alunos da Universidade Estadual de Londrina que
conta a história da colonização, intitulado Casa do Vale.
2) Existe algum veículo de comunicação na comunidade?
Sim, folha Norte, Hot List e Cincão FM.

3) Quais os acontecimentos mais significativos na comunidade?
·         Torneios e campeonatos de futebol;
·         Encontro da comunidade promovido pela unidade móvel de saúde, na capela São Miguel, procurando manter a amizade entre as pessoas.
·         Festa do padroeiro São Miguel Arcanjo, evento tradicional que conta com grande participação.
·         Festas juninas no campo de futebol.

4) Que tipos de lazer e de festividades são promovidos na comunidade?
Lazer: Campo de futebol
Festividades: Missa sertaneja no mês de Julho.
Festa do Padroeiro São Miguel Arcanjo, com procissão da imagem.

5) Liste as pessoas consideradas importantes na comunidade e o que elas fazem:
Sr. José Roberto Machado – Presidente da Associação de Bairro
Elias – Diretor da Escola municipal
Elfideo Cantagallo – Comerciante local

6) Liste as instituições presentes na comunidade e forneça seus dados:
Igreja católica
Associação de bairro
Esporte Clube Heimtal

7) Liste os estabelecimentos comerciais presentes na comunidade e forneça seus dados:
Restaurante Toca do Cateto
Restaurante Porco no Tacho
Bar do Davi
Bar e mercearia III Céu
Pesque Pague Bom Peixe
Embutidos e defumados Strauss
Várias marcenarias
Área de lazer Águas do céu – Gustavo Kriger
Bar e forró do Miguel
Bar e mercearia São Jorge
Sorveteria N. Sra. Aparecida
Lataria e funilaria
Fábrica de calhas

8) Quais os Conselhos de Controle Social presentes na comunidade e como eles funcionam?
Conselhos escolares
Associação de pais e mestres da Escola
Rotary Clube
9) Que instituições, estabelecimentos e serviços presentes nos bairros vizinhos são importantes para a vida dessa comunidade?
Agências bancárias (CEF, BB, Itaú e Bradesco)
Supermercado Muffato
Maxxi atacado
Varejão Paulista
Supermercado Santarém
Hospital da zona norte
Posto de saúde
Postos de combustível
Delegacia
Lotéricas
Shopping
Empresa Dixt Toga
Farmácias
Depósitos de gás
Casa de ração
Depósito de materiais de construção
Posto de atendimento Copel, Sercomtel e Sanepar
Módulo policial
Creche
Feira livre

10) Que outros itens de estrutura básica para a população existem no bairro
(saneamento, linha de ônibus, praça, etc.)?
Asfalto, água tratada, energia elétrica, linhas de ônibus, escolas e campo de futebol.

MAPA DAS NECESSIDADES

1 - Quais são as gangues que atuam na localidade?
Pequenos grupos usuários de drogas que cometem alguns delitos.
2 - Quais os principais problemas com lixo, poluição e degradação ambiental?
Entupimento dos bueiros por lixo jogado nas ruas, servindo de foco de proliferação
de baratas, ratos e mau cheiro.
Não existe coleta de lixo reciclável.
3 - Quais os principais problemas de falta de infra-estrutura de serviços na localidade?
( ) Água
( ) Energia elétrica
(x) Limpeza Urbana
(x) Esgotamento sanitário
(x) Escoamento pluvial
(x) Lazer – Falta atividades para o grupo da terceira idade
(x) Saúde
(x) Educação – Falta oferta de aulas para alunos de 5ª a 8ª série
( ) Transporte coletivo
( ) Pavimentação
( ) Iluminação pública
(x) Segurança pública
( ) Moradia
( ) Acessibilidade
( ) Outros serviços

4 - Quais os casos notórios de corrupção e impunidade de autoridades ou
representantes políticos e de “representantes” sociais na localidade?
Representantes políticos locais: não temos
A Associação de moradores do bairro funciona bem e atende aos propósitos.

5 - Quais os casos notórios de discriminação política e perseguição política?
Desconhecemos

6 - Quais os casos notórios de incompetência do governo na localidade? Identificar e datar os casos apontados
A revitalização da Praça foi prometida e não cumprida.
A suspensão das aulas para alunos de 5ª a 8ª série.

7 - Como é o clima da participação política na localidade? (Competição exacerbada, clima adversarial, partidarização excessiva, representacionismo, assistencialismo, clientelismo, centralização).
Consideramos dentro de um padrão normal.

8 - Como é o clima da convivência social na localidade? (Hostil, astral carregado, falta
de humor, de simpatia e de gentileza, de delicadeza)?
Todos tem uma boa convivência, pacífica, tranqüila e positiva.

9 - Qual a taxa de rotatividade na direção das organizações representativas e nas organizações expressivas da sociedade civil da localidade?
Na igreja católica existe constante troca de padres.
Na Associação de moradores não existe rotatividade.

10 - Como são cuidadas pela população as construções, praças e espaços públicos na localidade?
A população se sente desmotivada a cuidar da Praça em virtude de estar mal conservada pela Prefeitura e faltando melhorias como calçadas no seu entorno.

11 - Qual a principal necessidade da localidade?
Salão paroquial da igreja católica

12 - Quantos são analfabetos na localidade?
Em torno de cinquenta pessoas.

13 - Quantas são as crianças, os idosos, e as pessoas portadoras de necessidadesespeciais abandonados ou necessitando de cuidados?

Não temos conhecimento público

14 - Quantos foram os casos de violência doméstica (no último ano)?
Não temos conhecimento público

15 - Quantos foram os casos de crime (e violência em geral) nesta localidade (no último ano)?
No ano passado ocorreu um assassinato, porém foram pessoas de fora do bairro que participaram.

16 - Quantos foram os casos de gravidez precoce entre os jovens (no último ano)?
Um caso

17 - Quantos passam fome ou estão em condição de desnutrição na localidade (no último ano)?
Aproximadamente 20 pessoas.

18 - Quantos são os dependentes químicos e de álcool na localidade?
Aproximadamente 20 pessoas

19 - Quantos são os que se encontram em situação de desemprego, subemprego ou falta de ocupação?
Aproximadamente 20 pessoas

20 - Quantas são as construções precárias ou em terreno de risco na localidade?
Temos uma trinta casas em situação precária

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES
PLANEJANDO A AÇÃO: Calçadas na frente das casas da avenida principal
PLANEJANDO A AÇÃO: Revitalização da praça
ITEM O QUE
(Atividade
QUEM
(Coordenador)
QUANDO
(Data final)
1 Entrar em contato com a Secretaria de Obras e solicitar andamento do protocolo de revitalização da praça interposto há pelo menosdois anos
José Roberto
Machado
Agosto/2009
2 Contatar técnico de meio ambiente Mathias da Silva Setembro/2009
3 Providenciar reforma dos bancos da praça Mathias da Silva Outubro/2009
4 Replantio de árvores Mathias da Silva Novembro/2009
5 Arrumar calçada para caminhada Mathias da Silva Dezembro/2009
6 Replantar o gramado Mathias da Silva Janeiro/2010
7 Solicitar instalação de aparelhos de ginástica e
parque infantil
Mathias da Silva Fevereiro/2010

ÍTEM O QUE
(Atividade)
QUEM
(Coordenador)
QUANDO
(Data Final)
1 Ir à Secretaria de obras e buscar soluções possíveis Bruno Azevedo
Silva
Julho/2009
2 Contatar CMTU para obter lista de proprietários
dos terrenos desocupados José Roberto
Machado
Agosto/2009
3 Criar comissão de moradores para futuro mutirão José Roberto
Machado
Setembro/2009
4 Procurar parcerias para realizar a obra Bruno Azevedo
Silva
Outubro/2009
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES
PLANEJANDO A AÇÃO: Construção de novo salão paroquial
ITEM O QUE
(Atividade
QUEM
(Coordenador)
QUANDO
(Data final)
1 Entrar em contato com o Patrimônio e verificar se o prédio existente é tombado
José Roberto
Machado
Julho/2009
2 Se possível derrubar o antigo barracão Milton Setembro/2009
3 Apresentar Projeto de execução José Roberto
Machado
Dezembro/2009
4 Procurar parcerias para realizar a obra José Roberto
Machado
Janeiro/2010
PLANEJANDO A AÇÃO: Construção de Creche
ITEM O QUE
(Atividade
QUEM
(Coordenador)
QUANDO
(Data final)
1 Protocolar ofício na Secretaria de Educação José Roberto
Machado
Julho/2009
2 Acompanhar processo de protocolo José Roberto
Machado
Dezembro/2009
PLANEJANDO A AÇÃO: Escola de 5ª a 8ª série
ITEM O QUE
(Atividade
QUEM
(Coordenador)
QUANDO
(Data final)
1 Contatar núcleo de Educação José Roberto
Machado
Julho/2009
2 Protocolar ofício solicitando escola José Roberto
Machado
Agosto/2009
3 Solicitar utilização da Escola municipal no
período noturno
José Roberto
Machado
Setembro/2009
4 Acompanhar o processo de protocolo José Roberto
Machado
Outubro/2009
15
Integrantes da equipe de implantação do Projeto
Ademilson
Adriana M G
Anibal Vieira Cruz
Antonio Lejam
Bianca Cristina Vincoleto
Bruno Azevedo Silva
Claudineia A. Freitas
Edilaine Vieira
Edinalva
Edison Silva Ferreira
Edivaldo
Elpideo Cantagallo
Elias Vilas Boas
Francisco Brito
Gabriela
Gislane A. Syllos
Ilda F. Cantagalli
Joana da Silva
Jorge Gradizoli
José A Souza
José Capone
José da Silva
José Francisco
José Roberto M.
Luciano Bitemount
Luiz
Luzia Sória
Maria de Lourdes Timoteo
Marlene
Milton Trassi
Mirnarde Costa
Nadir da Silva
Nadir dos Santos Vieira
Nair C. Fatobeni
Neusa Silva
Roberto C. Oliveira
Rosangela Mianutti
Silvana Vieira
Sonia R. Trassi


Valquiria Responsável pela implantação do Projeto
Gilséia Muniz de Macedo Baraniuk
gilseia.baraniuk@redeempresarial.org.br